Construção de aprendizes de leitura e escrita atraves de exercicios didaticos: um estudo de caso

Wagner Rodrigues Silva

Orientador(a): Inês Signorini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2006

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38c

Neste trabalho, apresento um estudo de caso sobre a função de exercícios de práticas escolares de linguagem ¿ leitura, produção textual e análise lingüística ¿ na construção de alunos como aprendizes de leitura e de escrita, durante uma intervenção pedagógica realizada numa turma de 6a série da rede estadual de ensino, na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Esses alunos são identificados na escola em que estudam como defasados na aprendizagem, o que justifica a separação dos mesmos numa turma exclusiva para recuperação da aprendizagem. Um primeiro pressuposto teórico que perpassa a investigação realizada corresponde à assunção da sala de aula de língua materna como um espaço complexo, no sentido de ser composto pela imprevisibilidade de ações e de retroações desencadeadas por atores de natureza humana e não-humana. Um segundo pressuposto corresponde à inserção desta pesquisa no campo transdisciplinar dos estudos aplicados da linguagem, pressupondo, portanto, a mobilização de categorias teórico-analíticas de diferentes disciplinas para a construção dos exercícios de práticas de linguagem como objetos de investigação desta pesquisa. Os objetivos da investigação apresentada são identificar e descrever (i) as categorias caracterizadoras das noções teóricas de texto e de gênero textual, informadoras dos exercícios de práticas escolares de linguagem; (ii) as funções e os modos de funcionamento de atores humanos e não-humanos, na implementação desses exercícios na turma mencionada. A pesquisa-ação e a análise interpretativa dos dados são as metodologias utilizadas respectivamente para gerar e analisar os dados de pesquisa. Como resultado da investigação, destaco, por um lado, que, dentre as categorias suporte, função e construção composicional, caracterizadoras dos gêneros textuais, as duas últimas são as categorias mais focalizadas nos exercícios analisados. Por outro lado, em função das necessidades do momento, os usos lingüísticos responsáveis pela caracterização do texto são pouco focalizados nos exercícios. Os atores não-humanos, acionados durante a implementação dos exercícios, participam diretamente na mobilização das categorias caracterizadoras do gênero e do texto, informadoras dos exercícios propostos nas aulas. O desvio desses exercícios, provocado pela ação do livro didático, em relação ao planejamento da intervenção pedagógica, ilustra a participação bastante marcante dos atores não-humanos, nas aulas de língua materna focalizadas na pesquisa.

Palavras-chave: Letramento; Pesquisa-ação; Professor; Material didático; Saberes docentes