Resumo

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Ciência imaginária (aproximações entre imaginário, política e discurso científico a partir da obra de H. G. Wells)

Alcebiades Diniz Miguel

Orientador(a): Suzi Frankl Sperber

Doutorado em Teoria e História Literária - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - M588c


Resumo:
Desde a Renascença, culminando nos séculos XVIII e XIX, a Ciência despontava como campo discursivo definido. A economia própria desse novo campo foi logo destrinchada na esfera do imaginário: a literatura fantástica surgia, enquanto gênero, justamente a partir da dúvida essencial entre o factível - redutível - e o que parecia louca especulação. Logo, a própria Ciência alimentaria a ficção, após o colapso dos mitos tradicionais que se alimentavam das estruturas explicativas primitivas para os fenômenos da natureza (os vampiros, demônios, lobisomens, etc.). A partir de meados do século XIX, a Ciência tornar-se-ia, ela mesma, o objeto da ficção, fosse através da possibilidade técnica, fosse pelo irrompimento do extraordinário no cotidiano - e a necessidade de redução e controle desse extraordinário - fosse pelos sentimentos ambivalentes que surgiam diante de um futuro livre e indeterminado, sem as apreensões apocalípticas que obsediavam a imaginação
E o discurso medieval. É nesse contexto que se constitui o universo narrativo da ficção científica, que, em constante diálogo com o universo material dos conceitos e das possibilidades - utópicas e reais - da Ciência, realiza um consciente processo de desestabilização das instâncias tradicionais do que é classificado como real e como imaginário na ampla esfera da Cultura. Nossa pesquisa propõe algumas formas possíveis de approach e definição desse campo, do processo de desestabilização citado acima e também discussões sobre as formas como os discursos dos dois lados da fronteira interagem e dialogam. Para tanto, sem desprezar seus precursores, analisaremos um autor cuja imaginação e procedimento criativo - levados a cabo na última década do século XIX - persistem mesmo neste século XXI: H. G. Wells. A partir da análise narrativa e discursiva, estabeleceremos modelos que possibilitem entender o impacto e a ressonância contínuos desse formato narrativo no universo do cinema, da história em quadrinhos e da criação Multimídia desde então


Palavras-chave: Discursos científicos; Imaginário; Literatura fantástica; Ficção científica

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