Resumo: Este trabalho pretende compreender as Memórias de Pedro Nava enquanto um produto tardio do movimento modernista. Para isto, investiga especialmente as relações desta obra com o modernismo de Mário de Andrade, de cujas ideias o memorialista julga-se devedor. Progressivamente, a análise encaminha-se de modo a demonstrar as peculiaridades da obra de Nava: a sua atração pela literatura fin de siécle e a sua peculiar concepção de tempo, quando confrontada a outros colegas de movimento (como Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes - outros memorialistas tardios-, ou mesmo Oswald de Andrade). É esta peculiar concepção de tempo que, na "Conclusão", embasará a feição tardia desta obra entendida numa chave saidiana (isto é, tal qual exposta por Edward Said em "Estilo Tardio"), com o que se pretende justificar, mais especificamente, a posição insular das Memórias no quadro mais amplo do modernismo brasileiro
Palavras-chave: Nava, Pedro, 1903-1984 - Crítica e interpretação; Escritores brasileiros – Biografia; Modernismo brasileiro