Letramento acadêmico: concepções divergentes sobre o gênero resenha crítica

Eliane Feitoza Oliveira

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2011

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4L

Este trabalho analisa os conflitos que emergem da escrita de resenha crítica por parte de alunos calouros quando precisam produzir o gênero com base em concepções e orientações de letramento divergentes. A identificação, a compreensão e a análise dos conflitos dão-se a partir das postulações teóricas dos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984; Gee, 1996; Lea e Street, 1998; Lillis, 1999, entre outros) e de estudos que visam o ensino ou a análise de gêneros acadêmicos (Matencio, 2002; Machado, Lousada, Abreu-Tardelli, 2004a; 2004b, entre outros). Nessa perspectiva, considera-se que o letramento acadêmico difere do letramento de outras esferas, visto apresentar formas particulares de ser, pensar, agir, ler e escrever que são próprias deste domínio - de modo que o aluno, a fim de adquirir fluência no Discurso Acadêmico, deve acessá-las, com o auxílio dos professores, sem, no entanto, abrir mão de sua história prévia de letramento e de Discursos aos quais teve acesso antes de ingressar na universidade. No entanto, esse acesso não se dá sem conflitos, tendo em vista que a história e os Discursos refletem em suas produções escritas e entram em conflito com os Discursos dos professores, uma vez que estes não consideram a condição letrada dos alunos que ingressam na universidade. Sendo assim, o presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Este tipo de pesquisa configura-se como um instrumental de coleta e análise de dados que permite estabelecer relações entre as histórias de letramento dos sujeitos de pesquisa, suas práticas letradas, práticas da esfera acadêmica e os conflitos que emergem dessas práticas. O trabalho foi realizado em uma universidade particular da cidade de São Paulo, na sala de aula do primeiro semestre do curso de Letras, tendo como sujeitos focais três alunas e dois professores que ministram aulas nesta turma. Com base nos dados analisados – obtidos através dos textos redigidos pelas alunas, de entrevistas com elas e de gravações das aulas dos professores – foi possível identificar que os conflitos que emergem da produção de resenha por parte dos alunos têm a ver com suas histórias de letramento, com os Discursos que trazem para a universidade acerca do gênero, com os Discursos que precisam aprender para interagir em um novo espaço de socialização e com os modelos e as práticas, mais precisamente com a prática do mistério, que os professores adotam, mesmo que de forma inconsciente, para ensinar o gênero resenha crítica.

Palavras-chave: Letramento. Ensino superior - Brasil. Conflitos - Estudo e ensino. Criticas textuais. Literatura - Resenhas. Discurso.