Resumo

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Os modelos de letramento subjacentes em uma nova proposta oficial para o ensino de língua materna : novas ideias, novos rumos?

Gisele Alves Nascimento

Orientador(a): Marcelo Knobel

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - N17m


Resumo:
Há uma crescente discussão acerca do fracasso escolar brasileiro no que tange a formação de um cidadão que seja capaz de utilizar a escrita de forma eficiente. No entanto, pouco se tem investigado sobre os modelos de letramento que subsidiam essas práticas es-colares e seus efeitos. Apoiada em Street (1984) e nos Novos Estudos do letramento, a aná-lise aqui empreendida buscou investigar o(s) modelo(s) de letramento subjacente em um novo material docente produzido e distribuído, a partir de 2008, pela Secretaria de Educa-ção do Estado de São Paulo para o ensino de Língua Portuguesa. Procurou-se também, por meio da análise, discutir em que medida as concepções de letramento, expressas ou implíci-tas, contribuem para o preparo dos alunos para o uso social da escrita. Nesse intuito, foi examinado tanto o material didático, constituído por caderno do aluno e do professor, quanto a proposta oficial que os suporta. A análise da proposta curricular revelou a não explicitação teórica sobre o modelo de letramento orientador. No entanto, foi possível a sua identificação por meio de conceitos tais como escola, professor, currículo, competência lei-tora/escritora, língua/linguagem, texto e nos objetivos de ensino. Já no material didático, foi analisado, por meio das atividades propostas e orientações ao professor para a execução de-las, o(s) modelo(s) de letramento implícito nos conceitos de texto, leitura, ensino de leitura, de produção de texto e de gramática. Os resultados obtidos demonstraram uma grande osci-lação de perspectivas, polarizando os modelos e separando o conhecimento escolar do não escolar, pois ora a escrita era apresentada como objeto social, ora como um simples exerci-cio escolar. No entanto, conclui-se que o fato desse material docente utilizar muitas vezes a perspectiva social de letramento proporciona ao aprendiz despertar para a concepção de que os textos estão a serviço de propósitos sociais, não sendo meros veículos de comunicação ou transmissores de ideias. Porém, somente se terá resultados mais signifi-cativos quando se deixar de desassociar a escola e a vida social dos alunos.
Palavras-chave: letramento, língua materna, proposta pedagógica, material didático.



Palavras-chave: Letramento. Língua materna. Proposta pedagógica. Material didático.

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