Resumo

Versão para impressão
Uma escola que deu certo: as práticas de letramento de uma escola pública brasileira

Luana Cristina de Moraes Batista

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - B32e


Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo identificar, a partir da análise de suas práticas de leitura e escrita, o modelo de letramento sancionado por uma escola pública municipal brasileira, localizada na zona rural da cidade de Matão (SP), cujo IDEB na Prova Brasil de 2005 foi de 7,3 – quando a média brasileira é de 3,8 (em uma escala de 0 a 10) –, além de verificar se o resultado positivo alcançado pela escola estaria relacionado a esse modelo e/ou a outros elementos contextuais existentes na comunidade. Para tal, foram realizadas entrevistas com os profissionais envolvidos no desenvolvimento dessas práticas, bem como com os alunos da escola, observações e gravações de aulas e análise de documentos que estão relacionados às práticas de letramento dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, uma vez que é a esses alunos que a Prova Brasil é direcionada. Todos os dados gerados foram analisados com base nos princípios sancionados pelos Novos Estudos do Letramento, que nos permitiram verificar que as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelos/com os alunos tanto no microcontexto (escola/sala de aula) quanto no macro (comunidade) são predominantemente baseadas nas concepções defendidas pelo Modelo Ideológico de Letramento. A análise dos dados revelou ainda que essas concepções são compartilhadas também por outras agências de letramento da comunidade – como a família e os órgãos governamentais do município –, explicitando a convergência entre as classes dominante e dominada no que diz respeito às práticas de letramento desenvolvidas na comunidade. A conclusão a que chegamos foi que a abordagem ideológica adotada pela escola e o compartilhamento de valores entre as instâncias sociais da comunidade estão diretamente relacionados ao resultado positivo obtido pelos alunos da 4ª série na Prova Brasil de 2005

Palavras-chave: Letramento, Educação, Praticas de leitura, Ensino

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.