Resumo

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A proficiência do professor de inglês como LE: uma análise das diretrizes curriculares e dos ...

Raquel Gomes Marcelino

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - M331p


Resumo:
A formação do professor de inglês oferecida por inúmeros cursos de Letras não tem demonstrado cumprir efetivamente o seu papel formador. Em 2001, foram criadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras (DCL) promovendo autonomia e flexibilidade aos cursos para a elaboração de seus documentos. Os cursos de Licenciatura em Letras, por sua vez, devem orientar-se também pelas Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica. A partir desse cenário, este estudo focaliza os níveis de proficiência em Língua Estrangeira (LE) considerados adequados para o professor ao final da graduação. Assim sendo, os objetivos deste trabalho são: i) caracterizar a proficiência do licenciado de acordo com as DCL; ii) conhecer as exigências das Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores da Educação Básica em termos da proficiência em LE do professor; e iii) caracterizar a proficiência do licenciado em Letras conforme os projetos pedagógicos e os planos das disciplinas de três Cursos de Letras (Português/Inglês) do Estado de São Paulo. Esta investigação define-se como qualitativa e de cunho etnográfico (ANDRÉ, 2004; ERICKSON, 1986), sendo o método utilizado para a coleta de dados a análise documental, seguida da análise de conteúdo. Primeiramente, desenvolvemos a análise de conteúdo das "competências e habilidades" exigidas nas DCL para conhecermos o(s) perfil(is) de proficiência em LE do graduado em Letras. Em seguida, analisamos as Diretrizes para Professores da Educação Básica por ser um documento oficial que orienta a formação de futuros professores (de língua inglesa) no Brasil. Propusemo-nos, também, a analisar os projetos pedagógicos, no que se refere ao perfil profissional do egresso, e os planos das disciplinas direcionadas ao desenvolvimento da proficiência do professor de LE. O trabalho teve como arcabouço teórico a abordagem do inglês para fins específicos (HUTCHINSON & WATERS, 1987; CELANI, 1997; VIAN JR, 1999; BASTURKMEN & ELDER, 2004; RAMOS, 2005), a proficiência em termos da finalidade que a rege (STERN, 1983; SCARAMUCCI, 2000; LLURDA, 2000). Além de estudos como os de Ellis (1988) e Elder (1994) que caracterizam professores eficientes em situações de ensino-aprendizagem de LE. Os resultados advindos da análise documental das DCL não trazem especificações de como deve ser a proficiência em LE do professor. Nossos dados revelam também que os documentos dos três cursos de Letras propõem perfis de proficiência distintos, sendo que dois deles não parecem focalizar a proficiênca em LE de um futuro professor. Vale salientar que em relação a um perfil de proficiência adequado em LE do professor, a linguagem da interação e a linguagem do ensino demonstram repetir-se em estudos no Brasil e internacionalmente. Em suma, a Licenciatura Dupla não contribui para uma formação adequada do professor. No entanto, os projetos pedagógicos são dinâmicos e têm que atender às exigências legais. Assim, tendo em vista a nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a LE, bem como a inclusão dessa disciplina no Programa Nacional do Livro Didático, nosso trabalho poderá trazer contribuições na redefinição do(s) nível(is) de proficiência em LE adequados para o professor.

Palavras-chave: Professores de ingles - Formação, Política educacional, Diretrizes curriculares nacionais.

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