Resumo

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O ensino de língua inglesa e o imaginário sobre o idoso

Mara Regina Silveira

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si39e


Resumo:
As mudanças demográficas apresentam o Brasil como um país em processo de envelhecimento, a discussão sobre o envelhecimento populacional começa a emergir em várias ciências, justificando o desenvolvimento de pesquisas como a que propomos, objetivando explorar a constituição e o uso do imaginário do idoso veiculados pela mídia. De forma mais específica, buscamos identificar a imagem do idoso na propaganda, por ser a comunicação publicitária utilizada como indicador, produto e reflexo dos valores culturais da sociedade. Este projeto propõe a investigação sobre a constituição do idoso hoje como subsídio para o ensino de inglês como língua estrangeira a este público, pois ainda são escassas as oportunidades de estudar uma língua estrangeira em um ambiente voltado às necessidades das pessoas nesta faixa etária. O corpus recorta a imagem do idoso em alguns anúncios publicitários veiculados pela mídia impressa, observando os mecanismos discursivos acionados em tais textos, com apoio da Análise de Discurso Materialista, representados aqui pelos pensamentos de Michel Pêcheux e Jacqueline Authier-Revuz, na França, e Eni Orlandi, no Brasil, buscando investigar as representações de idoso presentes no imaginário de nossa sociedade e expressas em propagandas publicadas em veículos de mídia de grande circulação nacional. Além disso, analisaremos também as representações dos idosos presentes na mídia, a partir do discurso dos alunos do Centro de Línguas de Jundiaí/SP – Projeto CLITI (Culturas da Língua Inglesa para a Terceira Idade) sobre si mesmos e sobre elementos da prática de aprendizagem de uma língua estrangeira, como forma de também analisar como o idoso vê ou se vê nesse processo de identificação através da imagem do idoso produzida pela via midiática. Resultam dessas observações duas formas-sujeito distintas, uma que mimetiza os ideais da juventude, aqui chamada de “novo velho” e outra, ainda constituída à margem da sociedade e referência para as políticas públicas, aqui chamada de “idoso-inclusão”. Para o ensino de LE e outras áreas sociais que lidam com idosos, nossa análise nos permitiu observar representações que apontam para um imaginário em constante reformulação e passível de equívocos, onde muitas vezes os idosos são submetidos a tratamentos infantilizados, devido à sua condição de dependência e fragilidade.

Palavras-chave: Língua Estrangeira, Análise de Discurso, Mídia, Estudo e ensino - Lingua inglesa, Idosos

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