O labirinto da dislexia: definições, diagnósticos e consequências na vida escolar

Roberta Roque Baradel

Orientador(a): Maria Irma Hadler Coudry

Mestrado em Linguística - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - B23L

As dificuldades de aprendizagem são temas de estudos há muitos anos e muitos pesquisadores têm se dedicado a estudá-las e analisá-las. No século XIX, uma série de pesquisas se dedicou a analisar dificuldades relacionadas à leitura e à escrita, criando a necessidade de classificar e reconhecer sistematicamente suas características.
Neste contexto, o conceito de dislexia surge e é estudado como uma nomenclatura específica à dificuldade com a linguagem escrita. Desde então diferentes análises e definições para este possível tipo de déficit co-existem. A partir deste cenário, observam-se diferentes teorias que dêem conta de analisar as mais diversas manifestações das dificuldades de aprendizagem. No entanto, para este trabalho e para as perspectivas teórico-metodológicas aqui assumidas, orientando a análise de dados de linguagem, elege-se a perspectiva da Neurolinguística Discursiva (Coudry, 1988), como pressuposto metodológico desta pesquisa, defendendo-se assim que "a língua resulta da experiência e do trabalho dos falantes com e sobre a linguagem". Com base nessa perspectiva, a dissertação de mestrado em questão analisará dois conjuntos de dados reunidos a partir de laudos clínicos, emitidos por neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos, que assumiriam possíveis déficits, bem como as diferentes definições e as principais práticas clínicas utilizadas para avaliar/identificar o que seria a dislexia. A partir disso, pretende-se, por meio de dois estudos de caso com crianças que apresentam dificuldades relacionadas à leitura e à escrita - apontadas, como já dito, por meio do conjunto de dados formado pelos laudos clínicos -, discutir e analisar a relação delas com a linguagem, a sustentabilidade dos laudos emitidos, bem como as práticas e atitudes escolares frente ao diagnóstico.

Palavras-chave: Dislexia, Neurolinguística, Dificuldade de aprendizagem,