O MEC e a educação escolar indígena : uma análise de alguns dos materiais de formação para professores indígenas

Graziela Rocha Reghini Ramos

Orientador(a): Angel Humberto Corbera Mori

Mestrado em Linguística - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - R147m

Esta dissertação é um estudo realizado a partir da análise de alguns materiais de formação para professores indígenas de como o Ministério da Educação tem tratado a questão da educação escolar indígena bilíngue e diferenciada assegurada pela Constituição Federal de 1988. Para isso, é apresentada uma discussão de cunho histórico sobre a educação escolar indígena e são discutidas a necessidade do ensino bilíngue e a de se estabelecer ortografias para as línguas das diferentes etnias. Um levantamento dos direitos indígenas conquistados até a atualidade é realizado e alguns dos materiais de formação para professores indígenas produzidos pelo Ministério da Educação são apresentados e discutidos, com a intenção de debater até que ponto vêm sendo cumpridas as leis que beneficiam as comunidades indígenas e se vem sendo conquistada a tão visada autonomia indígena no Brasil.

Palavras-chave: Educação bilingue. Professores indígenas - Formação. Escolas indígenas.