Resumo

Versão para impressão
A concepção de palavra na poesia práxis

Rodrigo Cardoso Pereira

Orientador(a): Maria Eugênia da Gama A. B. Dias

Mestrado em Teoria e História Literária - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - P414c


Resumo:
Este trabalho descreve e analisa a concepção de palavra na poesia práxis, manifestação vanguardista brasileira do final dos anos 50 do último século. Dividida em três capítulos, a dissertação concentra-se na obra do fundador de Práxis, Mário Chamie, especialmente "Lavra Lavra”(1962) e no manifesto didático que lhe serve de posfácio.
No primeiro capítulo, levantam-se as questões concernentes à oposção entre palavra e discurso no debate sobre poesia no Brasil e apresentam-se as primeiras ideias de Chamie sobre o assunto. A partir da análise de textos poéticos e teóricos do autor, detectamos uma linha que vai de uma concepção segundo a qual a palavra poética configura o mundo a uma visão que subordina a poesia aos dados concretos da realidade.
No segundo capítulo, são analisados os princípios apresentados no manifesto didático do poema práxis e alguns textos de Lavra Lavra. Nesta parte, são apresentadas as concepções do autor acerca da palavra como "matéria-prima" e "energia".
No terceiro e último capítulo discute-se a noção de engajamento em literatura, ressaltando-se os impasses entre experimentalismo e participação social na poesia brasileira dos anos 60. Também é apresentada a natureza do engajamento de Práxis.




Palavras-chave: Poesia-práxis. Vanguarda. Modernismo brasileiro.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.