Resumo

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A LDB de 1961 : língua e educação na configuração nacional : um percurso na história

José Renato Silva

Orientador(a): Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

Doutorado em Linguística - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - Si38L


Resumo:
O percurso de análises desta tese — inscrito na História das Idéias Lingüísticas articulada com a Análise do Discurso de Linha Francesa — teve o objetivo de compreender quais os sentidos que ‘Educação’, ‘Ensino’ e ‘Língua’ têm em textualidades jurídicas como as Constituições Nacionais Brasileiras e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 pensados como objetos discursivos, artefatos da linguagem. Dito de outra forma, o objetivo desta tese é, pensando discursivamente os sentidos de ‘Educação’, ‘Ensino’ e ‘Língua’, pensar a relação Língua/Conhecimento Lingüístico/Estado e, assim, realizar contribuições para o estudo da HIL na medida em que trata da história da construção da língua em espaços em que o Estado regula a Educação. Assim, a questão é recortada para o espaço institucional da Escola naquilo em que este espaço é pressuposto e afetado pelas políticas públicas de Educação/Ensino. Esta entrada no discurso histórico permite interrogar parte da construção de sentidos da brasilidade a partir da compreensão de parte da história da Educação/Ensino no Brasil — e suas relações com a língua — em momentos históricos particulares. E este percurso de análise, ao determinar uma articulação particular de parte da história da educação no Brasil, permite compreender a conformação do(s) sujeito(s) em certas condições histórico-ideológicas e a Constituição de um Estado Nacional Brasileiro.



Palavras-chave: Educação. Ensino. Línguas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil-Constituição

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