Resumo

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Identidade itine(r)rante : o (des)contínuo (des)apropriar-se da posição de professor de língua estrangeira

Carla Nunes Vieira Tavares

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - T197i


Resumo:
Esta investigação tem como objetivo discutir os possíveis deslocamentos na constituição identitária do professor de língua estrangeira, especialmente de inglês, da educação básica, durante um processo de formação contínua. A hipótese direcionadora é de que os deslocamentos resultam da possível instauração de uma relação entre sujeitos de linguagem, e não necessariamente do processo de conscientização e reflexão promovido durante a formação. A fim de investigar essa questão, a pesquisa valeu-se da relação de afetação entre dois campos, a saber, os estudos sobre o discurso e a Psicanálise, em especial no que concerne às noções de linguagem, língua e sujeito. Os pressupostos principais que direcionam a pesquisa postulam a constituição identitária como uma construção discursiva flexível e contínua, que se dá por meio de identificações estabelecidas ao longo de toda a vida; e que uma relação entre sujeitos produz um laço social, cujo resultado é um reposicionamento discursivo que enseja a produção de algo novo e próprio do sujeito. Metodologicamente, a pesquisa se estabeleceu a partir da observação de um curso de formação contínua durante um ano e da coleta e análise de depoimentos, entrevistas, produções escritas dos professores participantes, bem como das minhas notas de campo enquanto pesquisadora. O olhar da análise enfocou os sentidos produzidos pelos dizeres que constituem o corpus da pesquisa, assim como os manejos observados em situações discursivas durante algumas intervenções de professores ministrantes do curso. Percebeu-se que a constituição identitária dos professores é construída por meio da imbricação de discursos que ora apontam para uma apropriação ideal da posição de professor, ora para uma imagem faltosa, desvalorizada tanto socialmente como pelos próprios professores. Observou-se, ainda, que os sutis deslocamentos na imagem que estes fazem de si, de seu ensino e da língua que devem ensinar resultam de um laço social sob a lógica predominante do discurso universitário

Palavras-chave: Formação de professores; Identidade; Sujeito; Discurso; Lingua estrangeira - Estudo e ensino

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