Resumo: A presença de romances no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XIX, pode ser estudada por meio de anúncios veiculados em três dos principais jornais fluminenses em circulação no século XIX: o Correio Brasiliense (W. Lewis: Londres, 1808-1822), a Gazeta do Rio de Janeiro (Impressão Régia: Rio de Janeiro, 1808-1822) e o Jornal do Commercio (Pierre Plancher: Rio de Janeiro, 1827-1844). Em um período de crescente acesso aos periódicos, os livreiros passaram a utilizar este veículo para divulgar ao público as obras de suas prateleiras. A partir da análise desse material, é possível obter informações sobre os livreiros mais atuantes, sobre os títulos de maior divulgação, sobre a materialidade dos impressos e seu preço, bem como sobre os critérios de valorização das obras e sobre as estratégias empregadas para o convencimento do possível comprador. As estreitas relações entre a propaganda e a crítica literária, que começava a ser divulgada em periódicos, também podem ser observadas. Com isto, a análise da publicidade de romances pode auxiliar a compreensão do processo de difusão e consolidação do gênero no Brasil.
Palavras-chave: Romance; Publicidade; Jornais; Seculo XIX; Rio de Janeiro