Resumo

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Antologias de literatura negra brasileira e estadunidense, biografias e ensino de lígua(s) : licenciamentos para formação intercultura/disccursiva de professores de inglês do Brasil

Ênio de Oliveira

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Doutorado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4a


Resumo:
Este estudo investiga a relação entre o discurso biográfico e o discurso antológico em quatro antologias de literatura negra e esboça lineamentos para uma formação continuada de professores de inglês no Brasil sensível ao estabelecimento de relações inter-étnico-culturais/discursivas. Temos como corpus de pesquisa biografias presentes em duas antologias publicadas no Brasil – A Razão da Chama: Antologia de Poetas Negros Brasileiros (CAMARGO, 1986) e Poesia Negra Brasileira: Antologia (BERND, 1992); e duas publicadas nos Estados Unidos – The Norton Anthology of African-American Literature (GATES JR. e MCKAEY, 1997), Call and Response: The Riverside Anthology of the African American Literary Tradition (HILLS, 1998). A sustentação teórica da investigação é formada a partir de um diálogo com os estudos da Análise de Discurso, Semântica Histórica da Enunciação, e com pesquisas voltadas especificamente para os gêneros antológico e biográfico. A partir de tal diálogo, mobilizamos as noções de função-autor (FOUCAULT, 1969), intradiscurso, interdiscurso (PÊCHEUX, 1990) e ressonâncias discusivas (SERRANI, 1997), a fim de mostrar como a materialidade linguístico-textual-discursiva das biografias – mesmo estas sendo, aparentemente, concebidas pelas antologias, como textos histórico-documentais sem autoria – revela um gesto de interpretação originado do trabalho daquilo que chamamos de função-autor-biográfico. Elucidamos o gesto interpretativo da função-autor-biográfico por meio de análises do funcionamento dos modos de enunciação descritivo e narrativo trabalhados na designação dos biografados. Porém, como esses modos não funcionam a partir do domínio da referenciação, ou seja, eles não simplesmente refletem algo já pronto e acabado, mas, ao contrário, constróem sentidos, quando a função-autor-biográfico designa os biografados, diz, e muito, sobre as filiações ideológicas assumidas pelo discurso antológico. Este último, por sua vez, coerentemente com o trabalho interpretativo da função-autor-biográfico, labora na construção de sentidos e de interpretações para os antologizados e suas obras e, por conseguinte, mostra-se como um espaço propício para a observação das filiações ideológico-discursivas assumidas pelas antologias. Em sequência à compreensão do papel das biografias para o funcionamento do discurso antológico, desenvolvemos reflexões sobre possíveis formas de utilização das biografias presentes nas antologias como lineamentos para a formação continuada de professores de inglês. Para isso, submetemos os componentes inter-étnico-culturais/discursivos encontrados nas biografias a um olhar analítico baseado na Proposta Intercultural-Discursiva, elaborada por Serrani (2005). Defendemos a tese, portanto, que as biografias presentes em antologias de literatura negra brasileira e estadunidense podem ser utilizadas como material propício tanto para a compreensão do funcionamento do discurso antológico, quanto para o desenvolvimento de lineamentos para a formação continuada de professores de inglês sensível ao estabelecimento e tratamento de relações inter-étnico-culturais/discursivas.




Palavras-chave: Antologias; Literatura negra; Professores de ingles - Formação; Interculturalismo; Biografia

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