A professora leitora na Amazônia : identidades, narrativas e travessias

Orientador(a): Ângela Kleiman

Doutorado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - M442p

Esta pesquisa tem como objetivo promover a identificação do processo de formação de leitura das professoras do Ciclo Básico I, do ensino fundamental da escola Sílvio Nascimento, da rede pública municipal, situada no bairro da Condor, periferia da cidade de Belém, Pará, a fim de contribuir para o entendimento do letramento como prática social situada. Para tanto, há a necessidade de estabelecer relações entre os processos de formação de leitura, a partir da cultura local das professoras alfabetizadoras da escola em questão, e as práticas de ensino que envolvem letramentos escolares por elas praticadas. Nessas ações, há dificuldade de reconhecer os saberes da cultura local como objetos de ensino, mesmo que eles estejam hibridizados com os saberes legitimados pelo currículo oficial da escola e façam parte da constituição histórica de leitura das professoras. Daí a problematização e a análise desse processo de constituição de leitura, para desenvolver uma pesquisa que possa conjugar os subsídios da Linguística Aplicada – especificamente, o enfoque [AK1] dos Estudos de Letramento, aliada/o à teoria da prática bourdieusiana, reinterpretada por Bernard Lahire ([1998] 2002) e Williams Hanks (2008), a uma metodologia que assume a palavra como um signo social ideológico (BAKHTIN [VOLOSHINOV] [1979] 2004). A metodologia de pesquisa, além da observação de tipo etnográfica, utiliza entrevistas para a geração de narrativas escritas e orais sobre o processo de formação de leitura nos campos sociais educacionais de socialização primária - escola e a família; e secundária - academia e escola como local de trabalho. A abrangência do estudo, com a inserção no cotidiano pedagógico da escola SN por meio de intervenções colaborativas nas ações das professoras alfabetizadoras, possibilitou uma reflexão na prática, demonstrando o habitus linguístico das professoras não só por meio das percepções e posicionamentos incorporados e ocupados por elas, como também pela tomada de novos posicionamentos no campo social educacional. Em termos objetivos, a pesquisa visa a contribuir para a compreensão das ações das professoras alfabetizadoras que envolvem os letramentos na instância escolar no espaço amazônico e agenciar reflexões sobre o processo geral de formação de leitura do professor.

Palavras-chave: Letramento; Formação de professores; Habitus - Campos sociais; Narrativas