Resumo

Versão para impressão
Atitudes de alunos de ensino médio frente à língua inglesa em presença de idéias antiamericanas

Andréa Thompson-Oliveira

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - T375a


Resumo:
Buscou-se neste estudo analisar quantitativamente, por meio de um instrumento de investigação indireto, o Matched Guise, as atitudes de alunos adolescentes de 1as, 2as e 3as séries do ensino médio frente à língua inglesa, utilizando-se fábulas de Esopo. Verificou-se por meio de modelos lineares gerais (GLM) a influência de variáveis como o idioma do texto e a idade do sujeito na atribuição de status e solidariedade. Observou-se que interações entre algumas variáveis, tais como as interações entre o sexo do aluno e o do falante, também exerceram influência nas variáveis dependentes. Investigou-se a correlação entre as atribuições de status e solidariedade ao falante e o desempenho dos sujeitos por meio da análise das notas finais na disciplina inglês. Por fim, questiona-se se é possível atingir a neutralidade preconizada pela Técnica de Matched Guise.

Palavras-chave: Esopo. Atitudes linguísticas.Matched Guise Technique.Status linguístico. Solidariedade.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.