Resumo: A obra dramática de Nelson Rodrigues está
profundamente ligada a certa noção de trágico, seja pela perspectiva
pessimista com que a vida é retratada em seus textos, seja pelo final de
derrocada a que suas personagens estão sujeitas. A presente tese de
doutorado teve como objetivo principal investigar a concepção do sentido
de trágico nesta obra. Para isso, utilizei conceitos filosóficos de trágico,
vinculando-os à estrutura de tragédia (clássica ou moderna) utilizada pelo
dramaturgo, em diferentes sentidos do gênero. Por outro lado, também
investiguei elementos cômicos e melodramáticos presentes e como tais
recursos auxiliam a própria formação da tragicidade em sua dramaturgia.
Das 17 peças escritas por Nelson Rodrigues, ao longo de 40 anos de
produção, foram escolhidas cinco para o desenvolvimento da tese: Álbum de
família (1945), Anjo negro (1946), Senhora dos afogados (1947), A falecida
(1953) e O beijo no asfalto (1961), por entender que nelas está
representada grande parte dos elementos utilizados pelo autor para a
construção do sentido trágico, seja partindo de uma estrutura trágica,
cômica ou melodramática. Elas foram divididas em grupos, denominados
tragédias, comédias trágicas ou tragédias cômicas, cada qual com suas
características genéricas. Notei, assim, que as estruturas dramáticas se
complexificam à medida que elementos e funções de cada gênero se invertem
e se misturam, evidenciando a permeabilidade deste teatro.
Palavras-chave: Teatro moderno; Teatro brasileiro (Tragédia)