Resumo

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As posições-sujeito em Pais brilhantes, professores fascinantes : o processo de atribuições de sentido ao discurso sobre educação circulante no Brasil

Maria Cristina Komatz Domitrovic

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - D714p


Resumo:
O livro Pais brilhantes, professores fascinantes (doravante Pb, pf) teve 800.000 cópias vendidas até 2007, sendo por isso, um texto importante sobre educação em circulação no país nos últimos anos. Após a divulgação dos resultados obtidos pelos alunos brasileiros no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), tanto o ensino público como o privado têm sido objeto de extensas e exaustivas análises através de textos veiculados pela mídia brasileira em artigos de jornais e revistas, e em sites e blogs da Internet. Opiniões, vereditos e soluções têm sido apresentadas por autores nacionais e estrangeiros com respeito ao problema da qualidade da educação no Brasil. Começamos a nos perguntar, que sentidos sobre educação vinham circulando no país, como a "legitimação do processo histórico da leitura" (ORLANDI, 2006b, p. 214) destes textos sobre educação vinha se dando, enfim, como estes textos vinham sendo compreendidos. Com este trabalho, que se insere na perspectiva teórica da Análise de Discurso materialista, temos o objetivo de evidenciar o processo de atribuição de sentidos ao discurso sobre educação no Brasil. Partimos de dois pressupostos básicos: de que a participação do Brasil no PISA é um acontecimento discursivo, pelo fato de ter desencadeado e ainda vir desencadeando, o que Orlandi (2007, p. 59) denominou um "processo de produção de sentidos", e também de que a unidade de sentido da enunciação, enquanto "um acontecimento de linguagem perpassado pelo interdiscurso" é um efeito do modo de presença das posições de sujeito no acontecimento enunciativo (GUIMARÃES, 1995, p. 67-70). Assim, o principal aspecto de nossa investigação está nas possíveis posições sujeito-autor nos recortes de discurso selecionados para compor nosso corpus. Analisaremos, também, como o modo de presença das posições-sujeito está relacionado com as Instituições escola, família e Igreja, e ainda que sentidos são atribuídos à posição-sujeito alunos, à posição-sujeito professores, e à posição-sujeito pais. Iniciaremos nossa análise por recortes do livro Pb, pf de Augusto Cury, escritor brasileiro que mais livros vendeu no país em 2005. O aspecto de que Pb, pf apareça na sessão Exoterismo e Auto-ajuda na listagem dos mais vendidos, e seja classificado pela Editora Sextante como um livro de Educação, será considerado em nossa análise. Para ela, traremos como contraponto, por suas diferentes condições de produção, textos sobre educação estadunidenses, finlandeses e brasileiros veiculados em sites oficiais do governo ou da presidência dos respectivos países por permitirem um deslocamento em direção a outras formações discursivas, e conseqüentemente a outras posições-sujeito. Uma vez que nosso posicionamento teórico nos possibilita problematizar os sentidos estabilizados que circulam em nossa sociedade, com suas Instituições, entre elas a família e a escola, poderemos viabilizar rupturas e deslocamentos (CORACINI, 1999) para sentidos institucionalizados, admitidos como ?naturais? (ORLANDI, 2004, p. 31), devido ao modo como as relações de poder, a definição de sentidos e a ideologia estão interrelacionados. Poderemos possibilitar, principalmente a professores, enquanto sujeitos-leitores, a produção de outros sentidos para os discursos circulantes sobre educação

Palavras-chave: Educação; Analise do discurso; Produção de sentidos; Relações do poder

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