Resumo: Esta tese visa a realizar uma análise da crítica teatral, publicada nos jornais fluminenses entre 1890 e 1900, perante as tensas discussões acerca da decadência do teatro nacional no meio intelectual brasileiro e as inovações deflagradas no âmbito da literatura dramática, em especial o gênero do drama. O tema da decadência do teatro nacional encontra-se, de certa maneira, relacionado ao advento da nova dramaturgia que despontou no fin de siècle, uma vez que ambos referem-se ao gênero sério, representado pelo drama. Intelectuais e literatos como Artur Azevedo, Oscar Guanabrino, Valentim Magalhães, Luís de Castro, Urbano Duarte, entre outros, escreveram e opiniram sobre os dramas de autores considerados reformadores (Henrik Ibsen, Hermann Suderman, Ivan Turguêniev), por meio das montagens exibidas nos principais teatros fluminenses no período. Além disso, este estudo propõe traçar um perfil geral da crítica teatral jornalística, levando em conta as variações e transformações sofridas por esse tipo de texto (mais propriamente o gênero) na virada do século XIX para o XX, a partir de uma coletânea de resenhas de espetáculos do chamado gênero sério.
Palavras-chave: Drama; Critica teatral; Teatro - Convenção; Imprensa; Inovação