Resumo

Versão para impressão
A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1ª e 4ª séries do ensino fundamental

Ariane Fernandes Antonini

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - An88c


Resumo:
Este estudo insere-se no contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira (inglês) para crianças e tem como objetivo conhecer a cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de 1a e 4a séries do Ensino Fundamental de uma escola particular em
uma cidade pequena no interior do estado de São Paulo. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, na qual os seguintes procedimentos para coleta, análise e discussão dos dados foram usados: questionários, entrevistas e desenhos dos alunos e questionário para as professoras, observação de aulas seguidas de gravação em áudio e vídeo e notas de campo, além de análise de documentos oficiais da escola em questão. O embasamento teórico é baseado em estudos sobre as características das crianças como aprendizes de línguas (Scott & Ytreberg (1999), Pinter (2006), entre outros; sobre o ensino de inglês para crianças (Philips, 1994; Moon, 2000; Cameron, 2001, entre outros), além de contemplar os estudos sobre a cultura de aprender (Barcelos, 1995, 2004;
Garcia, 1999; Almeida Filho, 2003) e cultura de ensinar (Feiman-Nemser e Floden, 1986; Reynaldi, 1998; Félix, 1998). Os resultados revelam que cultura de ensinar das professoras de inglês exerce papel fundamental na formação da cultura de aprender língua estrangeira (inglês) dos alunos das 1a e 4a séries, embora não tenhamos notado mudanças significativas nessa cultura de aprender nesses poucos anos de instrução formal. Este trabalho mostra, portanto, a necessidade de se conhecer as maneiras de pensar e de agir dos alunos das séries iniciais, principalmente, para que possamos intervir nessa cultura de aprender em formação, para que haja mudança de crenças, mitos e concepções em relação à LE e ao aprendizado dela caso haja necessidade, visando, com isso, tornar o ensino de línguas mais significativo e efetivo.




Palavras-chave: Cultura de aprender; Língua inglesa; Lingua estrangeira; Crianças; Crenças

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.