Resumo

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Publicidade : o consumo e sua lingua

Newton Guilherme Vale Carrozza

Orientador(a): Claudia Regina Castellanos Pfeiffer

Doutorado em Linguística - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - C237p


Resumo:
Este estudo tem como proposta refletir sobre os efeitos da publicidade nos processos de subjetivação que caracterizam a forma-sujeito histórica contemporânea. Para tanto, procuramos articular os pressupostos teóricos e analíticos da Analise de Discurso que nos permitem pensar nessa forma-sujeito de direito se estruturando a partir das relações
que se estabelecem dentro de uma formação ideológica capitalista. Nesse sentido, o consumo não pode ser tomado separadamente nessa relação, assim como a publicidade não deve ser pensada como um simples instrumento a ser por ele utilizada. Partindo disso, as análises demonstraram que se trata de tomar a publicidade em sua especificidade, como forma material que apresenta estruturas-funcionamentos próprios, capazes de dar a ela o estatuto de língua do consumo.




Palavras-chave: Consumidores; Publicidade; Lingua; Analise do discurso

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