Resumo

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A plasticidade do corpo nos contos de Peter Carey

Aline Amsberg de Almeida

Orientador(a): Márcio Orlando Seligmann-Silva

Mestrado em Teoria e História Literária - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - AL64p


Resumo:
Baseada nas reflexões de autores como David Le Breton, Katherine Hayles, Jean Baudrillard, e Gilles Deleuze, pretendo problematizar a relação entre o corpo e a subjetividade nos contos do australiano Peter Carey, bem como relacionar a modificação e mutação do corpo às teorias pós-modernas. Segundo Donna Haraway, na pós-modernidade as tecnologias nos habitam, transformando-nos em ciborgues, sendo a escrita (e, portanto, a
literatura) a tecnologia própria dos ciborgues. David Le Breton explica que o corpo é o \"rascunho a ser corrigido\", complementando a afirmação de Peter Pál Pelbart de que \"o eu é o corpo\", ao referir-se à relação entre o ser humano e o corpo na contemporaneidade. Tal relação está presente na obra de Peter Carey, especialmente nos contos reunidos no livro The Fat Man in History, como \"The Chance\", \"Do You Love Me?\" e \"Peeling\". The fat Man in History destaca-se no do contexto da obra do autor por dar relevância ao
corpo e mostrar, de maneiras diversas, sua plasticidade e variações.




Palavras-chave: Corpo; Plasticidade; Literatura australiana

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