Resumo: Devido às críticas que o sistema tradicional de avaliação tem recebido, as avaliações chamadas alternativas tornam-se populares. Dentre elas, destaca-se a auto-avaliação. Esta pesquisa tem por objetivo investigar as percepções que alunos de uma universidade do interior paulista, aprendizes de inglês como língua estrangeira, têm sobre a auto-avaliação e quais os fatores que poderiam influenciar essas percepções. Os dados foram coletados através de um questionário, respondido por 156 alunos e, posteriormente, complementados com dados de uma entrevista com sujeitos identificados como típicos e não típicos desse contexto. Os resultados mostram que os alunos não possuem uma visão equivocada do que é auto-avaliação, apesar de não estarem familiarizados com ela e que fatores como traços da personalidade do aprendiz, sua história de aprendizagem e sua motivação, entre outros, não afetam suas percepções, ao contrário das culturas de avaliar e aprender, que mostraram influenciar esse pensar.
Palavras-chave: Lingua estrangeira; Ensino; Avaliação; Auto-avaliação