Ensino de literatura : formação, reflexão e pratica

Aline Akemi Nagata

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - N131e

Esta dissertação investiga a situação do ensino de Literatura hoje. Para tanto foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto. A partir disto, foram selecionados alguns professores atuantes no ensino médio para que pudessem relatar as formas com as quais vêm lidando com o ensino de Literatura, além de aspectos relativos à sua formação. Tais participantes foram selecionados seguindo alguns critérios: 1) formação há menos de cinco anos, para que se possa entender a relação entre formação e prática e também por crermos no exposto por Tardif e Raymond (2000), que os professores passam por diferentes fases no início de suas carreiras e que, estas são complementos de sua formação; 2) formação em universidades distintas, para que possamos explorar o tema sob diferentes propostas de formação, sejam elas públicas ou privadas; 3) professores atuantes no ensino de Literatura, visto que este é o objeto de nossa investigação. Seguindo a estes critérios chegamos aos cinco professores que participam desta pesquisa. A contribuição dos mesmos foi feita por meio de questionários previamente elaborados seguindo três eixos de discussão: a formação, a prática e o objeto. É perceptível, tanto nos relatos quanto na revisão bibliográfica, que os professores com os quais temos contato durante a formação, seja na educação básica, seja na universidade, influenciam nas futuras escolhas como professores, especialmente as metodológicas e didáticas. Além disso, alguns participantes apontam para uma necessidade de aproximação entre universidade e escola, pois creem que este contato é essencial para a formação do professor. Em relação à prática afirmam enfrentar algumas dificuldades, principalmente em se tratando de aplicar os conhecimentos advindos da formação universitária, posto que a realidade que enfrentam é diferente da visão que tinham dela durante a formação. Soma-se a isso questões como alunos desinteressados e falta de definição dos objetivos do ensino literário. Os professores têm bastante claro para eles a importância de se ensinar Literatura hoje, embora não tenham ainda conseguido demonstrar esta necessidade para seus alunos. Por fim, os participantes ainda possuem dúvidas em relação ao como ensinar.

Palavras-chave: Literatura-Estudo e ensino; Professores-Formação; Professor reflexivo; Pratica de ensino