Resumo

Versão para impressão
Incorporação das novas tecnologias na aula de lingua espanhola : possibilidades e dificuldades encontradas na produção de um texto publicitario

Izabel de Moraes Sarmento Rego

Orientador(a): Denise Bertoli Braga

Mestrado em Linguística Aplicada - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - An24i


Resumo:
A presente pesquisa busca refletir sobre o descompasso
que existe entre as metodologias de ensino de língua estrangeira e as
necessidades comunicativas da atualidade. Preocupado com essa questão, o
estudo discute a inserção das novas tecnologias na aula de espanhol como
língua estrangeira. A pesquisa parte do pressuposto de que o uso das novas
tecnologias nas tarefas pedagógicas é um caminho necessário para atualizar
o ensino de língua estrangeira adaptando-o às demandas do contexto atual no
qual se inserem os estudantes universitários. Entende-se que tal contexto
exige a familiaridade com as novas tecnologias e com a leitura crítica das
informações veiculadas na mídia e isso pressupõe a interação com textos
multimodais na língua alvo. O estudo empírico realizado foi centrado em
atividades pedagógicas que tinham como objetivo a produção de um texto
publicitário. A finalidade central desse estudo foi investigar se a
produção de textos publicitários favorece a
aquisição de itens de língua, contribui para o desenvolvimento do
letramento digital e da leitura crítica dos estudantes envolvidos. Na
realização da tarefa pedagógica proposta – produção de uma publicidade
contra o consumismo – constatou-se que os estudantes superaram as
expectativas iniciais no que se refere ao domínio das ferramentas técnicas,
necessárias para produção de textos multimodais na Internet. A análise dos
dados indicou que a tarefa proposta favoreceu a aprendizagem da língua
espanhola, o desenvolvimento da reflexão social crítica e permitiu levantar
questões sobre a competência dos alunos testados em relação à leitura e
produção de textos multimodais. Os resultados também apontaram para a
necessidade de se trabalhar a reflexão social crítica e a leitura e
produção de textos multimodais.



Palavras-chave: Letramento digital; Lingua espanhola; Leitura critica; Leitura e Produção Multimodal

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.