Resumo

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Integrando produção e percepção de proeminencias secundarias numa abordagem dinamica do ritmo da fala

Pablo Arantes

Orientador(a): Plínio Almeida Barbosa

Doutorado em Linguística - 2010

Nro. chamada: T/UNICAMP - Ar14i


Resumo:
Resumo: Nesta tese são investigados dois temas: o acento secundário em português brasileiro e a integração entre a produção e a percepção do ritmo. Os dois temas são desenvolvidos tendo como pano de fundo o modelo dinâmico de produção do ritmo da fala de Barbosa (2006 e 2007). O fenômeno descrito como acento secundário é associado à ocorrência de proeminências na cadeia de sílabas pré-tônicas em palavras polissilábicas. O interesse pelo assunto decorre das disputas existentes na literatura sobre a natureza (e mesmo existência) destes acentos e os princípios que determinam sua distribuição e, ainda, da limitada quantidade disponível de dados experimentais para resolver essas disputas. Foram realizados dois experimentos de produção com o objetivo de descrever, em palavras polissilábicas com mais de duas pré-tônicas, os padrões apresentados por diversos parâmetros acústicos que são tradicionalmente associados à expressão do acento. Nos corpora dos experimentos foram manipuladas, entre outras variáveis, o tamanho da cadeia de pré-tônicas, a posição sintática e o status referencial das palavras-chave. Os parâmetros acústicos investigados foram duração, frequência fundamental, qualidade vocálica e ênfase espectral. Os resultados sugerem que há evidência para a manifestação de uma proeminência nas posições iniciais da cadeia de pré-tônicas. Essa proeminência, que tem um caráter opcional e dependente de falante, se manifesta acusticamente por meio do alongamento relativo gradiente das unidades de vogal a vogal em início de enunciado e de picos na curva de frequência fundamental alinhados às primeiras sílabas pré-tônicas da cadeia. O número de sílabas pré-tônicas é, dentre os fatores controlados nos corpora, o que mais tem influência sobre a manifestação da proeminência inicial. Simulações com o modelo dinâmico mostram que ele pode reproduzir os padrões de alongamento inicial observados nos dados coletados, o que pode ser tomado como evidência para a adequação de sua formulação corrente. Uma proposta de tratamento comum da produção e da percepção do ritmo em um modelo unificado que estende a noção de acoplamento entre osciladores para a relação entre a produção e a percepção foi investigada por meio de dois experimentos de percepção. Procurou-se obter por meio dos experimentos evidência comportamental para a proposição, implícita na proposta, segundo a qual a percepção da estruturação temporal pelo ouvinte é afetada pela maneira como a temporalidade foi produzida pelo falante. Nos experimentos, cliques foram inseridos junto aos onsets vocálicos ao longo de dois grupos acentuais consecutivos e a tarefa dada aos sujeitos era detectar os cliques. Os dados da latência de detecção dos cliques mostram que, ao longo do grupo acentuai, os tempos de reação diminuem, tendendo a aumentar nas imediações da fronteira do grupo acentuai, marcada por um pico no contorno de duração da frase. Análises de regressão indicam que as mudanças de duração e frequência fundamental ao longo do grupo acentuai explicam em torno de 50% da variabilidade dos tempos de reação. Os resultados constituem evidência para a proposta de integração delineada dado que a relação encontrada nos dados pode ser interpretada como o resultado de acoplamento entre temporalidade produzida e percebida

Palavras-chave: Lingua portuguesa - Ritmo , Lingua portuguesa - Brasil , Lingua portuguesa - Acentos e acentuação , Percepção da fala , Fonetica

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