Resumo

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Ensino interdisciplinar de ingles na escola regular

Marianne Pesci de Matos

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - M428e


Resumo:
Resumo: O ensino de inglês nas escolas regulares, geralmente, mostra resultados pouco satisfatórios e por isso existe a busca por novas propostas e metodologias nas instituições de ensino. O objetivo geral deste trabalho é analisar as tensões geradas durante as aulas dentro de uma proposta de ensino de inglês como Língua Estrangeira (LE) em um contexto interdisciplinar, ou seja, quando o ensino da LE é nas aulas das diversas matérias. A proposta é denominada Systemic e a justificativa para sua aplicação é a de unir o desenvolvimento da oralidade necessária para a comunicação no cotidiano fora da escola à temática própria do cotidiano escolar, isto é, com os temas das disciplinas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola privada de ensino infantil e fundamental situada em uma cidade do interior de São Paulo. As aulas foram gravadas em áudio e foram feitas anotações em campo e entrevistas. Com a análise dos dados é possível observar que durante as aulas ocorrem muitos momentos de tensão que não contribuem para o aprendizado efetivo da LE e, também, que os alunos vêem na aprendizagem da língua a função social de comunicação. Isso é mostrado pelo fato de eles aproveitarem qualquer oportunidade para se comunicar sobre assuntos do cotidiano. Pela proposta do programa, era de se esperar que houvesse o uso da língua para a comunicação sobre as aulas, como deve ocorrer nos EUA, desenvolvendo-se, assim, simultaneamente, a fluência oral comunicativa e a aprendizagem do inglês específico para entenderem o conteúdo. Essa proposta parece seguir o modelo de letramento ideológico. Porém o que acontece é que o conteúdo da aula de LE é, geralmente, algo que os alunos já aprenderam em português e, com isso, o objetivo de ensinar inglês para a comunicação fica perdido, já que o foco passa a ser apenas o vocabulário. Os episódios em que há um uso real da língua restringem-se a interações que não envolvem o conteúdo, como alunos pedindo para ir ao banheiro, por exemplo. Analisando os conflitos gerados pela opção de modelos de letramento que visam associar o letramento escolar ao letramento adquirido fora da escola, concluímos que a proposta segue as diretrizes que estabelece, mas não obtém o resultado esperado quanto ao aprendizado efetivo da LE

Palavras-chave: Lingua estrangeira , Letramento , Interdisciplinaridade

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