Resumo: Resumo: Este estudo investiga, por meio de uma perspectiva histórica, os anos de formação do ficcionista Machado de Assis que, seguramente impelido pelo grande sucesso da estética teatral realista entre a jovem intelectualidade fluminense, a época reunida em torno do Teatro Ginásio Dramático, primeiro experimentou expressar-se por intermédio do teatro. Assim sendo, serão analisados neste trabalho, além de suas comédias, seus escritos críticos, suas traduções/imitações dramáticas, bem como sua atuação como censor do Conservatório Dramático Brasileiro. Contudo, a partir dos sinais patentes de enfraquecimento da "escola realista" frente à emergência dos gêneros teatrais ligeiros e musicados e da pouco calorosa recepção crítica de suas comédias encenadas, observaremos como Machado de Assis é impelido a traçar novos rumos para seu projeto literário, intensificando a produção de seus primeiros contos. Mas, comédia ou conto, a ficção machadiana deste período é profundamente marcada pelos princípios políticos liberais visivelmente presentes em sua produção jornalística
Palavras-chave: Teatro , Contos , Politica , Critica teatral