Resumo

Versão para impressão
Curriculo multidimensional-discursivo, lingua espanhola e biografias em contexto militar

Adriana Gonçalves de Oliveira

Orientador(a): Silvana Mabel Serrani

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4c


Resumo:
Resumo: O contexto das escolas preparatórias das Forças Armadas Brasileiras tem sido escassamente investigado academicamente e a pesquisa sobre suas particularidades requer especial atenção. Assim, este trabalho é destinado à abordagem do ensino de língua espanhola nesse contexto. Descreve-se a estrutura dos cursos de espanhol e os materiais didáticos adotados pelas escolas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica são examinados à luz de critérios multidimensional-discursivos (SERRANI, 2005). Trabalhando com a hipótese de que a complementação sistemática propicia avanços no campo do ensino de línguas, realiza-se um estudo de caso no contexto da escola do Exército, com foco na utilização de textos do gênero biográfico. A prática escrita, foco desse estudo, mostra a relevância de um trabalho pedagógico que ultrapassa as fronteiras do livro didático e que permite um ganho cultural para os alunos. Nos resultados, discutem-se avanços no tratamento de questões linguísticas, discursivas e interculturais, em função do uso de recursos de modalização apreciativa

Palavras-chave: Curriculo multidimensional-discursivo , Lingua espanhola , Livros didaticos , Biografia , Educação militar

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.