ALUNOS DE UMA ESCOLA EM UM BAIRRO RURAL: IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES EM JOGO

Orientador(a): Marilda do Couto Cavalcanti

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - C161A

O presente estudo tem como foco de investigação o contexto de uma escola multisseriada que atende a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e está localizada em uma cidade de pequeno porte [número de habitantes] em um bairro rural no interior do estado de São Paulo. A fim de tentar entender as representações que os alunos e suas mães constroem em relação à escola, assim como as visões das professoras sobre a escola e os alunos na zona rural, foi adotada como metodologia a perspectiva etnográfica (ERICKSON, 1984 e 1986) que implicou a realização de trabalho de campo baseada em observação na escola e na sala de aula, em conversas informais, em visitas às casas de alunos e em entrevistas. Os referenciais teóricos contemplados neste trabalho, inserido na área da Linguística Aplicada entendida como uma área da ciência “transdisciplinar” (SIGNORINI e CAVALCANTI, 1998) ou “mestiça e ideológica” (MOITA LOPES, 2006), contribuem, na análise de dados, para a construção de respostas à seguinte pergunta direcionadora: “No universo desta escola na zona rural, que identificações estão em jogo sobre seus alunos, a própria escola e o saber que ela representa, sob o ponto de vista das mães, dos alunos e das professoras?”. A visão de cultura aqui apresentada, central para podermos entender todos os outros conceitos que serão discutidos, advém da leitura de teóricos da Linguística Aplicada (MAHER, 2007), da Antropologia (CUCHE, 1996) e dos Estudos Culturais, com Bhabha (1995) e Hall (1997). Na Antropologia, apóio-me ainda em Canclini (2001) para compreender hibridação, conceito também analisado no âmbito da sociolingüística por Rampton (2006). Os termos identidade e representação são vistos à luz da teorização desenvolvida por Moita Lopes (1998 e 2003) na Linguística Aplicada, por Bauman (2005) na Sociologia e por Woodward (1997) dos Estudos Culturais. Os resultados da análise sugerem que, para as professoras, a escola de zona rural, pelas dificuldades que carrega (distância, “descaso público”, “fatores socioculturais dos alunos” etc), não aparece como destino profissional almejado, mas como uma imposição profissional decorrente de políticas institucionais. Para elas, o baixo desempenho escolar dos alunos seria determinado, principalmente, por dois fatores: as salas multisseriadas e as condições sociais das famílias moradoras do bairro. Para as mães e para algumas das crianças a função da escola seria, basicamente, ensinar a ler e a escrever, e o processo de escolarização seria necessário para a futura saída do campo para a vida na cidade. Tal visualização de futuro na área urbana ocorre mais entre as meninas e, particularmente, as que não são de famílias proprietárias de terra.

Palavras-chave: Representações; Identidades; Escolarização.