Resumo

Versão para impressão
O SURDO E AS POSIÇÕES SUJEITO ONTEM E HOJE: FALTA, EXCESSO OU DIFERENÇA

JULIANA PELLEGRINELLI BARBOSA COSTA

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - C823S


Resumo:
Resumo em português: Este trabalho reflete sobre discursos proferidos a respeito do sujeito surdo e as decorrentes posições sujeito ditas e assumidas por este mesmo sujeito ao longo de um determinado período histórico brasileiro. No recorte tomado como corpora para a escrita do trabalho situa-se nos anos 30, especificamente em três crônicas de Cecília Meireles, para um jornal do Rio de Janeiro, nas quais ela destaca o sujeito surdo como foco de seu olhar, no então Instituto Nacional de Surdos-Mudos, primeira instituição brasileira a lidar com a educação de alunos surdos. Outro recorte/corpora é atual e foi analisado como forma de confrontar os dois discursos e perceber os possíveis deslocamentos presentes.Para a fundamentação teórica da pesquisa, nos apoiamos na Análise de Discurso de perspectiva materialista, (Orlandi, 2004, 2005, 2006). Por discorrer sobre as posições do sujeito surdo em distintos momentos históricos e apontar para a questão de sua formação discursiva e de sua
> própria constituição como sujeito, este trabalho traz a representação dos deslocamentos ocorridos no discurso a respeito da surdez e consequentemente, do surdo.


Palavras-chave: Meireles, Cecilia, 1901-1964 - Crítica e interpretação; Crônicas brasileiras - História e crítica; Língua Brasileira de Sinais; Sujeito; Discurso; Surdos.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.