O EFEITO RETROATIVO DA AVALIAÇÃO DE RENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER LINGUA ESTRANGEIRA

JUSSARA AZEVEDO SILVA DE OLIVEIRA

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4E

A avaliação de rendimento em inglês como língua estrangeira (doravante LE) tem refletido, em sua aplicação na escola básica brasileira, os problemas inerentes ao ensino de LE ali presentes: a falta de envolvimento, o mau desempenho e a desmotivação de alunos para aprender inglês com LE. Neste trabalho é nosso objetivo aprofundar o conhecimento sobre a relação entre a avaliação e a motivação. Entre nossos objetivos específicos estão: conhecer se a avaliação formativa contribui para o desenvolvimento de orientações motivacionais que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem de inglês como LE, e de que forma a avaliação formativa intervém na percepção que o aluno tem da própria aprendizagem em LE. Para tanto, utilizamos métodos de pesquisa de caráter etnográfico, que tratam de descrever as percepções e orientações motivacionais dos alunos diante da avaliação, inicialmente somativa, depois formativa. Nossas análises revelaram a complexidade da relação entre avaliação e motivação, relação que é mediada pelo papel do professor controlador ou facilitador. Nessa análise retomamos conceitos relativos ao efeito retroativo (ALDERSON & WALL, 1983; CHENG, 1997, 2005; SCARAMUCCI, 2000, 2004), avaliação (BACHMAN & PALMER, 1996; GENESEE & UPSHUR; REA DICKINS, 2001, 2006; SCARAMUCCI, 1998, 2000) e motivação (BZUNECK, 2001, BORUCHOVITCH et alii, 2001, 2004; DORNYEI & OTTÓ, 1998) que permitissem descrever essa relação. Os resultados obtidos mostram que alunos de alto rendimento não sofrem grandes alterações em sua motivação, pois já são intrinsecamente motivados. Os alunos de médio rendimento mostram oscilações em suas percepções e motivações, indicando a permeabilidade que têm diante da intervenção por meio da avaliação. Finalmente, os alunos de baixo rendimento manifestaram pequenas mudanças em suas percepções da avaliação e orientações motivacionais, mas que consideramos significativas diante da desmotivação no início do ano letivo. Concluímos com as implicações teóricas e práticas deste estudo tanto para os estudos em avaliação e em motivação, assim como para o cenário de ensino/aprendizagem de inglês como LE na escola brasileira.

Palavras-chave: Avaliação formativa; Rendimento escolar; Efeito retroativo; Motivação.