O PAIS CHAMADO LEITURA E A DESCOBERTA DO SR. Q: UM ESTUDO SOBRE OS PONTOS DE VISTA DE PROFESSORES DE INGLES

JULIANA GONÇALVES DE OLIVEIRA

Orientador(a): Linda Gentry El-Dash

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - OL4P

O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento entre os professores de língua estrangeira/inglês de suas concepções sobre leitura e ensino de leitura. Foi usada a Metodologia ‘Q’ nos procedimentos aplicados entre os professores dos diferentes contextos, a saber; escola pública, escola particular, escola de idiomas e o ensino no 3º grau. Entre os procedimentos de pesquisa utilizados podemos citar: as entrevistas iniciais de onde foram selecionados os itens para formar a amostra ‘Q’; a aplicação do procedimento denominado Distribuição Q entre os 52 participantes do estudo; a análise fatorial das respostas; e as entrevistas finais com os sujeitos mais típicos de cada ponto de vista revelado na análise fatorial. O resultado da análise fatorial, por meio da distribuição Q, revelou seis pontos de vista compartilhados entre os professores participantes, denominados a priori pontos de vistas A, B,C, D, E e F. Os sujeitos do ponto de vista A relacionam a leitura e a aula de leitura ao conhecimento da cultura de outro povo. Os professores que compõem o fator B vêem a leitura como algo dinâmico e prático, sem interrupções, tais como olhar no dicionário, para eles a inferência de vocabulário é muito importante. Os professores que compartilham do ponto de vista C compreendem a leitura como peça importante no aprendizado da língua, o diferencial deste grupo é em relação a questão de tornar a aula propicia para esta atividade através do ambiente da aula. Os professores do ponto de vista D compreendem a leitura como uma atividade silenciosa, o oposto do que acreditam ser a leitura e a aula de leitura dos professores do ponto de vista E, que preferem ler em voz alta. Por fim, os professores pertencentes ao fator F querem que seus alunos a leiam por prazer, entretanto, diferentemente do ponto de vista C, esses professores almejam que os alunos descubram esse prazer sozinhos, sem depender de tanto de uma motivação externa, poisler para eles é algo individual e por isso a motivação, que vem de fatores externos, não é primordial para isso.

Palavras-chave: Leitura; Professores; Subjetividade; Língua estrangeira; Técnica Q.