A LINGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR

Orientador(a): José Carlos Paes de Almeida Filho

Doutorado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - C744L

A língua materna tem papel fundamental nas interações de ensino-aprendizagem. Como instrumento e ferramenta de mediação na percepção, interpretação e utilização de conceitos e proposições, e como habilidade necessária para a apreensão, apropriação e uso de conhecimento, ela pode representar acesso ou bloqueio em relação aos objetivos de ensino da escola e, conseqüentemente, às atitudes de alunos e professores perante a sala de aula. Esta pesquisa, baseada em dados coletados com alunos de ensino fundamental, professores de diferentes disciplinas, alunos de Letras e materiais de ensino entre 2005 e 2008, investiga como a língua portuguesa se relaciona à construção do conhecimento na sala de aula. Trata-se de uma pesquisa interpretativa pautada em fundamentos teórico-metodológicos sociointeracionais, fortemente direcionada pela abordagem comunicativa, pela aprendizagem significativa e pela hipótese de que oportunidades para produzir linguagem tenham efeito positivo na aprendizagem dos alunos por meio da conscientização da importância da língua nesse processo. A análise de livros didáticos, e de textos orais e escritos produzidos durante intervenções da pesquisa, revela que nos níveis estrutural e funcional a língua portuguesa pode, em contexto escolar, ser analisada como se fosse língua estrangeira. Essa constatação não tem como objetivo minimizar as particularidades inerentes ao ensino de língua materna, entretanto não há motivos para deixar de incorporar práticas consagradas no ensino de língua estrangeira ao repertório de conhecimentos tácitos, e às competências profissional e teórica de professores de diferentes disciplinas escolares. Com essa sugestão, espera-se valorizar a tradição da Lingüística Aplicada no tratamento de problemas de uso real de língua e linguagem. Trata-se de um alerta para a urgência de se incorporarem a cursos de formação de professores oportunidades de vivenciar e refletir sobre o papel da língua na construção do conhecimento escolar.

Palavras-chave: Língua materna; Conhecimento escolar; Interação; Produção linguística; Aprendizagem significativa.