Resumo

Versão para impressão
LETRAMENTOS EM LINGUA MATERNA & RELAÇÕES DE PLURILINGUISMO NA AULA DE INGLÊS

MARCIA REGINA TERRA

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Doutorado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - T275L


Resumo:
A partir de um enfoque sócio-histórico de letramento, realiza-se um Estudo de Caso Exploratório, cuja proposta é analisar as relações que se estabelecem entre letramentos em língua materna (LLM) & práticas de letramento(s) em língua estrangeira (LLE). Especificamente, examina-se a construção social da LE, tomando-se como unidade de análise o discurso produzido nas interações de sala de aula, durante um curso livre de inglês de nível básico, conduzido por esta professora-pesquisadora, organizado e realizado em um hotel (no caso, uma agência de letramento em situação de trabalho). Os participantes da pesquisa são 20 aprendizes-adultos, trabalhadores locados em diferentes setores operacionais da própria empresa. Objetivando-se triangular os dados e conferir maior fidedignidade aos resultados, várias fontes de coleta são utilizadas (observação criteriosa de aulas dadas nos 1º e 2º semestres de 2002 e 2003; gravação em áudio/vídeo e transcrição de 36 aulas; entrevistas; questionários; notas de campo; materiais escritos: exercícios, avaliações, deveres, livros didáticos etc). Adotam-se princípios metodológicos do paradigma interpretativo da pesquisa social como procedimentos de identificação e análise do corpus da pesquisa. Primeiramente, identificam-se as práticas de letramento em LM dos aprendizes, avaliando-se, em seguida, as implicações desses letramentos nos processos de ensino-aprendizagem da LE. Constata-se que os múltiplos letramentos em LM apresentam importantes efeitos discursivos, bem como relações de plurilingüismo, nas interações de sala de aula, no contexto analisado. Propõe-se que ao serem usados, num enfoque enunciativo, como recursos mediacionais para o ensino-aprendizagem de LE, dentro da Zona Proximal de Desenvolvimento (ZPD), os letramentos em LM podem oportunizar a gestão da língua-alvo.

Palavras-chave: Letramento; Interação em sala de aula; Educação de adulto; Linguagem e educação; Língua inglesa – Estudo e ensino.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.