NOS ENTRE-LUGARES DO SUJEITO E DO DISCURSO JORNALÍSTICO: QUESTÕES DE PODER E DE SUBJETIVIDADE

LUCIA MARIA MARQUES GAMA LACAZ

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - L116M

Esta pesquisa sustenta-se, teoricamente, na perspectiva da Análise do Discurso, baseada, principalmente, no pensamento de Michel Foucault, em noções da psicanálise e em discursividades que atravessam a pós-modernidade. Defende a hipótese de que o jornal impresso encontra-se, hoje, no entre-lugar da in(e)stabilidade. Discute não apenas o lugar que o jornal impresso vem ocupando em relação às novas tecnologias de comunicação e informação, como também o próprio discurso jornalístico, assumido numa perspectiva ampla e diversificada - o discurso jornalístico diversificado -, como um dispositivo de poder que busca regular e moldar o sujeito contemporâneo. O corpus deste estudo constitui-se de respostas escritas de professores-alunos de um curso de pedagogia, a respeito de leitura de jornal, através das quais são analisadas as imagens por eles produzidas sobre o jornal impresso e outras tecnologias de comunicação e informação. Os resultados da análise do corpus evidenciam o entre-lugar do jornal impresso, o grande poder da informação na atualidade, como mercadoria e como espetáculo, e apontam para deslocamentos na subjetividade contemporânea, marcada por uma complexa teia de discursos e por relações de poder-saber. Os resultados revelam, também, mudanças nas práticas de leitura de jornal dentro e fora da escola. Por fim, a pesquisa traz algumas reflexões sobre a formação do professor-leitor dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Análise do discurso; Discurso jornalístico; Leitura; Poder; Subjetividade.