IL TROVATORE E O LIBRETO BELCANTISTA

Orientador(a): Maria Betânia Amoroso

Mestrado em Teoria e História Literária - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - AG92T

A ópera sempre teve, desde seus primórdios, uma grande importância para a sociedade, tanto como fonte de lazer como trasmissora do pensamento de uma época. E era esta característica que Giuseppe Mazzini (1805-1872), o maior teórico do Risorgimento, considerava primordial: a ópera repassaria a seus ouvintes os ideais risorgimentali. Para isso, era necessário que sobretudo libretistas e compositores estivessem engajados nessa causa. Era o caso de um dos mais representativos libretistas do século XIX, Salvatore Cammarano (1801-1852), prolífico autor, que escreveu libretos para diversos compositores em quase vinte anos de carreira. Dada a sua importância para a História da ópera, enquanto um de seus criadores mais ativos, ele foi escolhido como o objeto principal de nossa pesquisa.
tomamos como objeto de estudo, entre os mais de trinta libretos que Cammarano escreveu, a obra que consideramos a síntese do período: Il Trovatore (1853), ópera em quatro partes com música de Giuseppe Verdi (1813-1901). Il Trovatore nos parece essencial para ir mais a fundo nas pesquisas sobre o Romantismo na Itália. Numa época em que o romance tentava se fixar, a ópera teve uma participação fundamental na divulgação não só dos ideais do Risorgimento,como já citado, mas também na propagação de elementos do movimento romântico, então em voga. Na ópera, o período que coincide com o Romantismo europeu costuma ser chamado Bel Canto tardio, e são consideradas suas datas limite os anos de l823 (quando da première da Semiramide,de Gioacchino Rossini e Gaetano Rossi) e 1853 (justamente com a Il Trovatore-sendo este mais um motivo para escolha dessa obra).
Dentre os objetivos de nossa pesquisa está o de proporcionar um estudo em português sobre o libreto, uma vez que a literatura relacionada ao assunto é escassa em nossa língua. Além disso, quisemos fazer um panorama da evolução do texto operístico com o passar do tempo, mostrando diferenças e pontos de vistas, culminando na última obra de Cammarano, analisada mais profundamente.

Palavras-chave: Cammarano, Salvatore. Il Trovatore; Ópera; Libretos; Bel Canto.