ENTRE A EXPOSIÇÃO A DISCURSOS E A REALIDADE DA AULA DE LEITURA: ANALISE DE DIZERES DE UM PROFESSOR DE LINGUA ESTRANGEIRA

CESAR ROBERTO CAMPOS PEIXOTO

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - P359E

Esta pesquisa objetivou investigar, por meio da análise de um dizeres de um professor de língua inglesa e considerando os diferentes discursos que atravessavam esses dizeres, como em que medida a realidade da prática deste estivesse se configurando, no que concerne à leitura, como um fazer de natureza discursiva, no qual a linguagem é concebida enquanto inconclusiva. O cenário da investigação foi uma escola de ensino médio da rede pública de São Luís (MA). Além desse objetivo, buscamos também verificar, por meio da análise desse dizeres, qual (quais) imagem (imagens) de leitor estaria (m) sendo feita(s) para o aluno e quais possíveis e prováveis imagens este poderia está fazendo para o processo de compreensão e interpretação textual em uma língua estrangeira. Com vistas a alcançar esses e outros objetivos, buscamos fundamentação téórica na Análise de Discurso, trabalhando com noções como: formação discursiva, discuro e interdiscurso. Com relação à geração de dados, utilizamos a observação, notas de campo, a entrevista semi-estruturada, gravações de aulas em áudio, o plano anual da disciplina ministrada pelo professor e um diagnóstico por meio do qual se está construindo o projeto político pedagógico da escola. Além do que já dissemos, fizemos um panorama do ensino de língua estrangeira no Brasil, procurando apresentar alguns detalhes à prática de leitura na referida disciplina. Em seguida, apresentamos perspectivas diferentes para o processo de leitura. Temos, então, a conclusão: em linhas gerais, podemos afirmar que entre a exposição à perspectiva discursiva de linguagem e a realidade da sala de aula, o dizer do professor aponta, em sua regularidade, para limitação das possibilidades de significação e uma espécie de crivagem de gestos de interpretação feitos em sala de aula. Isso não implica afirmar que, no dizer do professor, não há um trabalho funcionando a partir de um olhar discursivo em relação à linguagem, à leitura e o sujeito. De certa forma, o dizer do professor está num espaço que revela uma tensão entre a multiplicidade e a singularidade, entre a opacidade e a tranparência, havendo um funcionamento no dizer que aproxima este mais da transparência e da singularidade. Por fim, cabe ressaltar que o dizer do professor é produzido num espaço em que não há problematização desse dizer, ou seja, os espaços de interlocução pedagógica, além de serem raros, não contemplam discussões em torno do que é dito para sala de aula.

Palavras-chave: Discurso; Dizer (Linguística); Leitura; Língua estrangeira; Língua inglesa - Análise do discurso.