Resumo

Versão para impressão
DESENREDANDO OS FIOS DA TEIA: ANALISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO PROGRAMA TEIA DO SABER

MARILIA CURADO VALSECHI

Orientador(a): Ângela Kleiman

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - V248D


Resumo:
Nesse trabalho, analisamos um curso de formação continuada oferecido por uma equipe do Grupo Letramento do Professor – do qual fazemos parte – do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL-UNICAMP), no âmbito do programa Teia do Saber, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEESP). Objetivando entender como o professor está envolvido no processo de formação continuada proposto, investigamos o modo como os formadores desenvolveram sua proposta de formação e analisamos como o professor alfabetizador se apropriou dos saberes relacionados à leitura, divulgados no curso. Utilizamos o Banco de dados do Grupo e, utilizando o paradigma qualitativo-interpretativista, tomamos como corpus para análise o planejamento dos formadores, transcrições de interação em sala de aula, diários de campo, planos e projetos de leitura elaborados pelos professores alfabetizadores; além de duas entrevistas com os formadores. Os resultados do nosso estudo mostram que, ainda que sejam propostos cursos consistentes do ponto de vista teórico-metodológico, como o curso “Ensino de leitura”, aqui analisado, o modelo fragmentado de formação continuada oferecido pelo estado aos professores interfere negativamente no processo de apropriação de saberes do professor alfabetizador, pois, enquanto processo naturalmente gradual, necessita de continuidade para que os saberes divulgados na formação possam ser integrados aos saberes já construídos e ressoar nas propostas pedagógicas em sala de aula.


Palavras-chave: Formação continuada de professores; Análise de interação em sala de aula; Leitura; Apropriação (Linguística aplicada).

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.