Resumo

Versão para impressão
PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA: CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO SUBJACENTES

JANE RUBIA ADAMI

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - AD15P


Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o(s) modelo(s) de letramento subjacente(s) ao Projeto de Recuperação Paralela de Língua Portuguesa proposto pelos programas oficiais da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a fim de promover os conhecimentos necessários ao prosseguimento dos estudos para alunos que apresentam dificuldades no cotidiano escolar. Para tal, foram realizadas entrevistas com os profissionais envolvidos tanto na elaboração como na execução do projeto, análise dos documentos oficiais que o regulamentam, observação e gravação de aulas em uma escola pública da cidade de Sumaré, no interior do estado de São Paulo. Todos os dados gerados foram analisados conforme os conceitos dos Novos Estudos do Letramento e permitiram verificar oscilações entre os modelos autônomo e ideológico subjacentes ao projeto único elaborado pela equipe da Diretoria de Ensino de Sumaré para o ano de 2007 e às práticas letradas desenvolvidas tanto nas aulas de recuperação como nas regulares de Língua Portuguesa. Tais oscilações revelaram o não partilhamento de crenças sobre o ensino da leitura e da escrita pelos profissionais envolvidos com o projeto. As conclusões permitiram reflexões sobre a importância da definição e do partilhamento de uma proposta de letramento para o bom desenvolvimento do projeto em questão e também do ensino como um todo.

Palavras-chave: Letramento; Reforço escolar; Leitura; Escrita.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.