Resumo

Versão para impressão
A GRAMATICA E OS CONHECIMENTOS LINGUISTICOS EM LIVROS DIDATICOS DE LINGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª A 8ª SERIES)

DANIELA MANINI

Orientador(a): Roxane Helena Rodrigues Rojo

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - M314G


Resumo:
O objetivo geral desta pesquisa é analisar como livros didáticos de Português (LDP) atuais, isto é, produzidos após a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) e as avaliações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvem o ensino de gramática, frente que gera várias discussões na comunidade acadêmico-científica sobre que gramática ensinar e sob qual metodologia e muitas dúvidas aos professores de Português em exercício. Para tanto, esta dissertação é dividida em quatro capítulos: o primeiro – Gramática: histórico e fundamentação teórica – discorre sobre as primeiras discussões acerca da linguagem na cultura ocidental, de cunho filosófico, e que resultaram no aporte teórico da gramática tradicional, da tradição gramatical e dos estudos da Linguística Moderna. O segundo – A gramática na história da disciplina Língua Portuguesa e do LDP: tratamento didático e propostas teórico-metodológicas – apresenta o desenvolvimento da disciplina Língua Portuguesa no Brasil e do LDP, ressaltando, em ambos os casos, o tratamento didático dado à gramática; além disso, apresenta algumas das principais propostas para o ensino de gramática feitas por linguistas brasileiros. O terceiro – Parametrização do ensino de gramática: PCN e PNLD – analisa a(s) proposta(s) para o ensino de gramática feita(s) pelos PCN e traz um breve histórico sobre o PNLD, com destaque para a evolução dos critérios de avaliação dos conhecimentos linguístico-gramaticais ao longo das edições do Programa (1999, 2002, 2005, 2008). O quarto – O que fazem os LDP – análise do corpus selecionado – traz a análise de volumes de três coleções didáticas com perfis distintos em relação à concepção de ensino de língua e ensino de gramática, aprovadas pelo PNLD/2008.



Palavras-chave: Livros didáticos – Língua portuguesa; Língua portuguesa - Gramática; Parâmetros curriculares nacionais; Programa Nacional de Livros Didáticos.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.