RELAÇÕES DE PODER: ANALISE DO DISCURSO DE DUAS ESCOLAS IDIOMAS

Orientador(a): Carmen Zink Bolognini

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - SA56R

Nosso propósito neste trabalho é analisar e compreender aspectos que se dão no ensino/aprendizagem de LI no espaço das escolas de idiomas e as relações que se dão nesse espaço em uma perspectiva discursiva e, por conseguinte, histórica. Mais especificamente, investigamos aspectos discursivos presentes nos discursos produzidos por duas instituições de ensino de LI, que representam, a nosso ver, boa parte da história do ensino/aprendizado de LEs no país. Para tanto, analisamos enunciados de dois conjuntos distintos. De um lado, estudamos textos produzidos pelas escolas por ocasião de datas comemorativas da fundação das mesmas e, de outro, o corpus discursivo se constituiu de textos publicitários dessas mesmas escolas, para que pudéssemos acompanhar como essas instituições falaram de si ao longo dos anos e como ofereceram seus serviços à sociedade. Com o desenvolver de nossas análises, percebemos que ao longo de sua história, as escolas que escolhemos construíram, através de suas propagandas, uma rede discursiva em que os sentidos produzidos sobre o ensino/aprendizagem de LI significam os alunos, os professores e dois dos ambientes onde o ensino/aprendizado de línguas pode se dar: a própria escola de idiomas e a escola regular. Estes sentidos, produzidos no jogo entre o dito e o não-dito estabelecem relações de poder entre os ambientes e entre a(s) língua(s) ensinadas nesses lugares. Enquanto a escola regular se vê capaz de oferecer somente o inglês ruim, a escola de idiomas se dispõe a atender à demanda do mercado oferecendo o inglês bom, completando o sujeito com aquilo que lhe falta. E o que vai lhe garantir o sucesso. Esses sentidos parecem funcionar no apagamento de outros sentidos possíveis para todos aqueles que participam do processo de ensino/aprendizagem, deixando os sujeitos (quase) sem saída.

Palavras-chave: Língua estrangeira; Língua inglesa - Estudo e ensino; Análise de discurso.