LEITURAS DE POEMAS NUM CURSO DE LETRAMENTO PARA ADULTOS: OLHARES DOS EDUCANDOS, OLHARES DA EDUCADORA

JULIA SANT'ANA SCAVASSA

Orientador(a): Sylvia Bueno Terzi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - SCA91L

Este trabalho investiga os desencontros entre as interpretações de adultos não escolarizados e as de sua professora em aulas de leitura de poemas num curso de letramento oferecido entre 2006 e 2008. Sendo a professora também a pesquisadora, trata-se de uma pesquisa-ação que utiliza alguns instrumentos da etnografia escolar (Ericksson, 1984, 1986) realizada junto a produtores rurais não alfabetizados de um município próximo de Campinas. A prática pedagógica e a análise dos dados se fundamentaram nas teorias propostas pelos Novos Estudos do Letramento (Street, 1984, 1993, 2003; Gee, 1996/2001), além das teorias do letramento situado (Barton, 1994; Barton e Hamilton, 1998) e do letramento crítico (Fehring e Green, 2001). Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio das aulas, entrevista aberta e anotações da pesquisadora.
A partir da observação dos momentos das aulas em que as interpretações entre professora e alunos divergiam, buscou-se mapear os prováveis fatores que os ocasionaram, assim como as mudanças que advieram destas situações na aprendizagem dos educandos e na prática da educadora. Notou-se, então, que as diferentes visões acerca dos poemas podiam ser explicadas pelas diferenças entre as histórias de letramento apresentadas pelos alunos e pela professora, alguns aspectos de suas concepções de poesia e de suas perspectivas sócio-culturais, bem como o conhecimento insuficiente da educadora a respeito do letramento dos educandos no início do trabalho, ou as associações mentais que embasavam as interpretações dos participantes.
Houve, então, um processo em que os alunos foram se adaptando à nova prática de letramento que conheceram, enquanto a professora também se adaptou às possibilidades interpretativas dos alunos. Dessa forma, ao final do curso, os educandos já percebiam que algumas interpretações não eram justificadas pelo texto, e vivenciavam experiências significativas de leitura poética; enquanto a educadora havia percebido a necessidade de uma adequação temática dos textos selecionados para que tal experiência fosse possível e já não exigia interpretações ideais, mas aceitava as visões dos alunos, buscando mostrar os limites estabelecidos pelas palavras presentes no poema. A análise dos dados também foi subsidiada pela teoria transacional da leitura e da escrita (Rosenblatt, 1938/1995, 1978/1994 e 1994).

Palavras-chave: Letramento; Pesquisa - Ação; Alfabetização de adultos; Literatura – Estudo e ensino.