Resumo: Este é um trabalho de investigação sociolingüística sobre o uso de formas de tratamento em interações comerciais em Porto Alegre, RS. O corpo principal de dados foi obtido com a realização de uma pesquisa rápida e anônima, tal como descrita por Milroy & Gordon (2003). Pesquisamos três ambientes na capital gaúcha, delimitados de acordo com caracterizações de ordem socioeconômica: o Iguatemi (um shopping center mais freqüentado pela elite), o Praia de Belas (um shopping center mais freqüentado pela classe média e camadas populares) e o Centro (o comércio, ambulante ou não, do centro da cidade). Foi analisado o uso de formas de tratamento por parte de sujeitos-vendedores, no atendimento a clientes, sendo que demos especial atenção para a forma você ao verificarmos que, quanto mais alto o contexto socioeconômico, maior a freqüência de uso dessa forma. O trabalho também apontou um comportamento diferenciado entre homens e mulheres nessa situação, sendo a freqüência de você entre as últimas bastante superior à mesma freqüência entre os primeiros.
Palavras-chave: Formas de tratamento (Linguística); Interações comerciais - Linguagem; Linguagem - Porto Alegre (RS).