LINGUA ESTRANGEIRA: ENTRE A DEMANDA DE SABER E O MEDO DE SER

Orientador(a): Maria Rita Salzano Moraes

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - G165L

Este trabalho é uma reflexão sobre a dificuldade de aprendizado da língua inglesa, a partir do quadro teórico que toma a língua como estruturante do sujeito e que, por isso mesmo, considera muito importante a relação entre língua materna e língua estrangeira na aprendizagem desta última. A dificuldade é tomada como o que barra o aprendizado e é tratada como algo que antecede a possibilidade do “erro”, pois pensamos que o aluno que comete “erros” consegue, de alguma forma, por a língua em movimento. Buscamos refletir sobre o que se coloca em movimento a um dado sujeito quando ele é confrontado com o aprendizado de uma língua estrangeira. Acreditamos que a relação que o aluno estabelece com a língua estrangeira revela traços de sua inscrição na língua materna, articulada com aquilo que ela carrega de decisivo para o funcionamento do sujeito. Para falar a língua materna foi necessária uma identificação, que Freud chamou de identificação primária. Para falar a língua estrangeira, pensamos também ser necessária uma identificação, no sentido freudiano. Para falar a língua estrangeira será necessário que o sujeito seja capaz de se distanciar da língua que o constituiu, porém enfatizamos que ela sempre estará presente de forma latente, tendo em vista que a posição de falante, conquistada por meio da ascensão à língua materna, nunca é esquecida.

Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; Língua estrangeira; Língua materna; Sujeito.