O ENSINO DE INGLES EM UM CURSO DE LETRAS: O QUE REVELA UM ESTUDO LONGITUDINAL

Orientador(a): Elza Taeko Doi

Mestrado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - M851E

Este trabalho relata os resultados de uma pesquisa realizada em um Curso de Letras (Inglês) de uma Universidade pública estadual paulista. Trata-se de uma pesquisa documenal descritiva cujos objetos de estudo foram documentos escritos relativos aos primeiro anos de funcionamento da Universidade assim como programas e ementas das disciplinas de língua inglesa. O objetivo foi analisar a trajetória do ensino de língua inglesa dentro do curso através de um estudo longitudinal, que compreende um período de aproximadamente 60 anos - de 1940 a 2003.Foram verificadas as mudanças ocorridas ao longo desse tempo para traçar uma tendência caracterizadora e compará-la com as propostas de ensino de inglês no Brasil e com as teorias de ensino de línguas propaladas internacionalmente. A realização deste estudo justifica-se em razão da urgência de prover o ensino de língua inglesa de boa qualidade no Brasil, sobretudo nas escolas de ensino básico e, a decorrente importância de se conhecer as variáveis envolvidas no processo de formação dos professores que cumprem com esse ensino, o que ocorre nos Cursos de Letras. Os resultados mostram que houve mudanças significativas em relação aos projetos de estruturação do ensino, aos componentes do ensino de língua e visão de linguagem e, aos elementos metodológicos observáveis em todo período estudado. Observou-se também que houve similaridade entre o que era proposto no curso e o que era estabelecido em lei para o ensino de língua estrangeira nas escolas brasileiras no início do período estudado. Entretanto, nos períodos mais recentes há um distanciamento entre as orientações legais e a proposta dos programas pesquisados. Os dados ainda revelam que neste curso houve o acompanhamento, com lacunas de tempo, das principais teorias desenvolvidas para o ensino de línguas sustentadas internacionalmente.

Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Brasil; Formação de professores.