Resumo

Versão para impressão
A TRAJETORIA DE UMA PROFESSORA DE LEITURA EM LE (INGLES) REPENSANDO SUA PRATICA DE ENSINO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL REFLEXIVO

PATRICIA DE OLIVEIRA LUCAS

Orientador(a): Matilde Virginia Ricardi Scaramucci

Mestrado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - L962T


Resumo:
Este estudo visa apresentar o percurso reflexivo de uma professora recém-graduada, em sua prática de ensino de leitura em inglês com propósitos específicos para funcionários de uma empresa de manutenção de aeronaves. O objetivo das aulas era ensinar esses funcionários a lerem manuais de manutenção, sem a necessidade de traduzi-los. O processo de reflexão sobre a prática da professora foi realizado a partir de seus relatórios, contendo as atividades desempenhadas e o material didático por ela utilizado. Para a fundamentação do trabalho, foram utilizados estudos sobre a reflexão na formação do professor: de Schön (1983; 1992), complementados por Smyth (1992), Zeichner & Liston (1996) e Vieira-Abrahão (2002). No percurso reflexivo da professora deste estudo, as questões pedagógicas propostas por Smyth (1992) foram fundamentais para a retomada de sua prática, mostrando quais eram as visões de leitura da professora e de que maneira esse percurso a ajudou a reformular algumas delas.

Palavras-chave: Professor reflexivo; Inglês para propósitos específicos; Leitura; Língua estrangeira; Língua inglesa.

. Rua Sérgio Buarque de Holanda, no 571
Campinas - SP - Brasil
CEP 13083-859

...

IEL - Based on Education theme - Drupal Theme
Original Design by WeebPal.