(CIBER)ESPAÇO E LEITURA: O MESMO E O DIFERENTE NO DISCURSO SOBRE AS "NOVAS" PRATICAS CONTEMPORÂNEAS

FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI

Orientador(a): Maria José Rodrigues Faria Coracini

Doutorado em Linguística Aplicada - 2008

Nro. chamada: T/UNICAMP - G136C

Ancorada na perspectiva da Análise do Discurso, na interface com a Desconstrução, meu propósito, com este estudo, foi problematizar as mudanças dos gestos de leitura do texto-papel para o texto-virtual, a relação do sujeito-aluno-leitor com as “novas” tecnologias digitais e, como decorrência, as prováveis influências na vida do sujeito-leitor no mundo contemporâneo e globalizado. A pesquisa permitiu-me, ainda, abordar os possíveis deslocamentos identitários provocados pelo (ciber)espaço, a partir da análise das representações construídas pelos alunos-leitores acerca da leitura de (hiper)textos. Desse modo, minha hipótese mostrou-se pertinente, visto que a prática da leitura nas páginas da internet implica um imbricamento entre o “velho” e o “novo”, o “mesmo” e o “diferente”, numa relação intra e interdiscursiva, que provoca efeitos de verdade nos dizeres dos alunos-leitores. O corpus de pesquisa se constitui de relatos escritos por alunos de três cursos de graduação do Ensino Superior (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia), cuja escolha se justifica pelo fato de, em primeiro lugar, os cursos serem licenciaturas e, em segundo lugar, porque as “novas” tecnologias de informação e comunicação têm produzido, sobretudo no contexto acadêmico e pedagógico, deslocamentos no que se refere à questão da prática da leitura e da identidade do sujeito-aluno. Os resultados da análise do corpus, organizados em três eixos temáticos, colocam em evidência, por um lado, fios discursivos que se entrecruzam e, por outro lado, fazem entrever formas de singularidade que marcam os diferentes modos de ser do sujeito-aluno-leitor, bem como a natureza peculiar de cada licenciatura ou área de conhecimento. Tomando o momento sócio-histórico como (re)construído no e pelo desenrolar dos acontecimentos, na e pela discursivização de práticas contemporâneas, é, igualmente, no processo de (re)construção – repetível e diferível – que o sujeito-leitor se inscreve e se constitui, via relatos escritos sobre a leitura na internet.

Palavras-chave: Leitura; Hipertexto; Ciberespaço; Analise do discurso; Identidade.