INDICIOS DE LEITURA, VISÕES DE MUNDO E CONSTRUÇÕES DE SENTIDO

Orientador(a): Raquel Salek Fiad

Doutorado em Linguística Aplicada - 2009

Nro. chamada: T/UNICAMP - C914i

Este estudo é norteado pela busca de indícios de leituras em produções de texto de estudantes oriundos da rede pública de ensino médio, nas quais as construções de sentido são reveladoras de suas visões de mundo. As produções aqui analisadas foram feitas a partir de propostas de redação de vestibulares da Unesp e da Unicamp e do Exame Nacional do Ensino Médio, com a leitura das coletâneas originais de textos curtos que acompanham essas propostas e com a leitura de reportagens que as substituem. A partir do olhar para o detalhe, segundo o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, este trabalho tem como idéias centrais as noções de Bakhtin que permitem sinalizar o diálogo que os textos produzidos pelos estudantes estabelecem com suas leituras precedentes e a circularidade de sentidos em discursos que dialogam com essas leituras e com aqueles textos. A análise dos textos permite concluir que, no percurso entre a leitura e a escrita, uma teia de sentidos é construída a partir da mobilização de leituras precedentes desencadeada por uma atitude de resposta às propostas de redação e à leitura dos textos que as acompanham. De todas essas leituras, presentes e precedentes, se entretecem recortes selecionados pelos leitores a partir de sua leitura de mundo.

Palavras-chave: Leitura; Escrita; Dialogismo; Circularidade; Paradigma indiciário.